sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM IMERSÃO PARA NUTRICIONISTAS DO PNAE


PEPINUT 2009
 A partir da sensibilidade da escuta ao nutricionista nas formações realizadas pelo CECANE-UFBA/FNDE evidenciou-se a necessidade de um maior aprofundamento das questões envolvendo todo o processo da alimentação escolar, uma vez que o nutricionista tem um papel fundamental neste contexto.

O nutricionista, como o profissional de saúde que atua em todas as situações nas quais existam interações entre o homem e o alimento, pode exercer a sua função de promover a saúde na escola por meio de atividades assistenciais e educativas relacionadas com o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar integrando-se com os demais profissionais que atuam nesse espaço (COSTA; RIBEIRO; RIBEIRO, 2001, p. 227).

Assim sendo, é preciso fomentar projetos que venham a oportunizar espaço e tempo para a formação deste nutricionista, o fortalecimento de suas ações, delineamento de seu perfil profissional e a reflexão do seu fazer, assim como a conscientização sobre a importância do seu papel no Programa de Alimentação Escolar.
O Projeto de Educação Permanente em Imersão para Nutricionistas do PNAE (PEPINUT) é uma proposta de formação específica para nutricionistas, desenvolvida em municípios da Bahia e Sergipe, cujo objetivo perpassa pelo aprofundamento de conteúdos estratégicos necessários para ampliação da visão deste profissional acerca dos processos do seu fazer, favorecendo novos desafios que expandam sua atuação no âmbito da alimentação escolar e, consequentemente, a consciência do seu papel neste contexto.

A educação permanente/continuada é compreendida como um processo educativo formal ou informal, dinâmico, dialógico e contínuo, de revitalização pessoal e profissional, de modo individual e coletivo, buscando qualificação, postura ética, exercício da cidadania, conscientização, reafirmação ou reformulação de valores, construindo relações integradoras entre os sujeitos envolvidos, para uma práxis crítica e criadora (BACKES, SCHMIDT e NIETSCHE, 2003; RELATÓRIO PEPINUT, 2009).

Assim, o PEPINUT vem desempenhando um papel fundamental não só na sensibilização dos nutricionistas quanto às questões da alimentação escolar como também na sua capacitação técnica para um melhor desempenho profissional.
Isto porque o PEPINUT desenvolve atividades de formação sob o ponto de vista de uma educação permanente/continuada colocando o profissional da nutrição de cara com os desafios da profissão, oportunizando diálogo e troca de experiências; atualização sobre as normas atuais a partir da abordagem com a legislação sobre a alimentação e nutrição do escolar; percepção mais abrangente sobre a aquisição de gêneros alimentares da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural; e contextualização sobre a alimentação e cultura alimentar para uma escolha consciente da alimentação do escolar.
Nestes 3 anos de atividades o CECANE-UFBA/FNDE contou com a participação de representantes do FNDE, do Conselho Regional de Nutricionistas da Bahia e de Sergipe (CRN-5), do Sindicado dos Nutricionistas da Bahia (SINDNUT), da União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Fica evidente no depoimento das nutricionistas a importância do PEPINUT para favorecer este espaço de escuta e diálogo do profissional com que seus próprios entraves e dificuldades, bem como fortalecimento do seu papel enquanto profissional e ser humano.

“ [...] mais uma vez confirmo que não estou sozinha, isolada e que os problemas, entraves, obstáculos que aparecem no meu dia-a-dia profissional estão presentes na rotina das minhas colegas [...]. Melhor é constatar que hoje está bem melhor que ontem e ter esperança (ao participar de encontros como esse) que amanhã estará bem melhor que hoje. Esse sentimento de duras conquistas e de que não estamos trabalhando em vão ou ao acaso é fortalecido nesse encontro, por isso, também, que tenho satisfação de participar de cada um deles [...]” (RELATÓRIO, 2009)

Um aspecto que merece relevo é a importância da parceria PNAE / Universidade Federal, que oportunizará um olhar crítico deste profissional com a sua realidade, evidenciado na fala de uma nutricionista:

“[...] Estamos convencidas de que este é um momento histórico no Brasil, pois exige de nós uma séria reflexão sobre um programa que existe há décadas e nunca presenciamos nesse país uma parceria com as academias. Percebo que esta poderá ser a hora do comprometimento e da reflexão dentro de nós para um olhar crítico com a questão da Alimentação Escolar [...]” (RELATÓRIO 2007).

Deste modo, é perceptível que o PEPINUT tem cumprido com o objetivo de aprofundar conteúdo pertinentes ao fazer do nutricionista, estimular a valorização da cultura da alimentação do escolar de forma criativa, estimular a troca de experiências e, principalmente, sensibilizar o nutricionista sobre o seu papel na alimentação do escolar.

REFERÊNCIAS

BACKES, V. M. S.; SCHMIDT, S. M. S.; NIETSCHE, E. A. Educação continuada: algumas considerações na história da educação e os reflexos na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis (SC) 2003 jan/mar; 12 (1):80-8.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: Capacitação Permanente em Imersão para Nutricionistas do PNAE – PEPINUT, 2007.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: Capacitação Permanente em Imersão para Nutricionistas do PNAE – PEPINUT, 2008.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: Capacitação Permanente em Imersão para Nutricionistas do PNAE – PEPINUT, 2009.
COSTA, Ester de Queirós; RIBEIRO,  Victoria Maria Brant;  RIBEIRO, Eliana Claudia de Otero. Rev. Nutr., Campinas, 14(3): 225-229, set./dez., 2001

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